Ano novo chinês é comemorado com arte e dança na Casa se Cultura
Publicado: 22/01/2017 | Atualização: 23/01/2017
A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) será palco, entre esta terça-feira (24) e domingo (29), das celebrações do Ano Novo Chinês 2017, o Ano do Galo. O evento terá exposição fotográfica, mostra de filmes, dança, artes marciais, mostra de caligrafia e cerimônia do chá. Considerada a festividade mais importante no país oriental, o Ano Novo Chinês também é conhecido como Festival da Primavera, celebrada durante 15 dias com inúmeros rituais e tradições.
A virada será ano sábado (28). O signo do galo caracteriza pessoas cheias de coragem, honestidade e ambição. Dessa forma, 2017 estará contagiado com energia de dinâmica, mudança, novas ideias e oportunidades que exigirão muito esforço das pessoas para atingir seus objetivos.
O evento tem promoção da Secretaria da Cultura, via CCMQ, e dos institutos estaduais de Artes Visuais (IEAVi) e de Cinema (IECine), e Instituto Confúcio na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).
Instituto Confúcio
Instituição sem fins lucrativos dedicada ao ensino da língua e da cultura chinesa, foi fundada pela cooperação entre a Ufrgs e a Universidade de Comunicação da China (UCC), com suporte pedagógico, cultural e financeiro da sede matriz, localizada em Pequim. Entre as atividades desenvolvidas estão o curso de língua chinesa, exames de proficiência (HSK e HSKK), atividades culturais, curso de verão Summer Camp na China, recomendação de candidatos locais para bolsas de estudos e competição internacional da língua chinesa Chinese Bridge.
Programação
Terça-feira (24) às 18h – Abertura Oficial do Ano Novo Chinês 2017: Ano do Galo
Local: Espaço Vasco Prado (6º andar)
Apresentação cultural: Taijiquan (artes marciais)
às 19h
Local: Sala Norberto Lubisco
Filme: Guarda-costas e Assassinos
Sinopse: Hong Kong, 1905: a última dinastia da China, a Qing, está prestes a cair, enquanto há um movimento revolucionário começando a se formar. A história gira em torno de um plano imperial para assassinar o revolucionário Sun Yat-Sen. O filme mostra os reflexos do imperialismo ocidental na China no século XIX e o nascimento de um movimento político-intelectual que culminaria na fundação da República da China em 1911 e seria um exemplo para a revolução comunista de 1949.
Direção: Chen Desen
Elenco: Zhen Zidan, Xie Tingfeng, Wang Xuexin, Fan Bingbing, Liang Jiahui, Li Ming
De quarta (25) domingo (29)
Exposição Fotográfica 'Sinfonia em Vermelho: Fotos de Guo Jianshe'
A mostra retrata as diversas faces da China: tradicional e moderna, urbana e rural, jovem e madura, destacando sempre a cor vermelha.
Local: Sala Sotero Cosme (6º andar)
Visitação: Quarta a domingo, das 13h às 20h.
Exibição legendada de filmes | Ingresso: R$ 7. Gratuito para alunos do Curso de Língua Chinesa do Instituto Confúcio no semestre 2016/2, mediante apresentação de documento de identidade.
quarta (25), às 19h
Local: Sala Norberto Lubisco
Filme: Três Gerações, Um Destino
Sinopse: A partir da história de três gerações de mulheres da mesma família, o filme mostra as transformações da China ao longo do século XX. Na década de 1930, Shanghai era uma cidade cosmopolita e glamurosa em meio a um país combalido pelas guerras (civil e sino-japonesa). Em 1950, o início do governo comunista na China, a década de 1980 marcada pelo início da reforma e da abertura do país para o mundo.
Direção: Hou Yong
Elenco: Zhang Ziyi, Chen Chong, Jiang Wei, Lu Yi, Liu Ye
quinta (26), às 19h
Local: Sala Norberto Lubisco
Filme: Sob o Céu de Urumqi
Sinopse: O jovem e talentoso pintor Liu Pei parte para o oeste distante da China, mais especificamente Urumqi, na Região Autônoma Uigur de Xinjiang. Ele chega ao distrito onde vivem a jovem Ruyun, a oficial Halqem e seu marido Mahmut e passa a morar lá. A vizinhança ganha novos membros e se forma uma grande amizade entre eles. Repentinamente, Liu é denunciado como "direitista" e enviado para um campo de reeducação. Anos depois, os vizinhos se reencontram, mas Liu guarda desconfiança e mágoa. O filme transita entre os primeiros anos da Revolução Cultural Chinesa (final da década de 1960) e a década de 2000, revelando os acontecimentos e as reviravoltas porque passaram Liu, Ruyun e seus vizinhos.
Direção: Xirat Yahup
Elenco: Cao Xiwen, Yu Bin, Gao Fang, Islamijan Maris, Arzugul Rexit;
sexta (27), às 19h
Local: Sala Norberto Lubisco
Filme: Depósito do Amor
Sinopse: O jovem He Muyang abriu um bar chamado “Banco do Amor”, onde os apaixonados podem “depositar” vídeos com declarações de amor pelo período de um ano. Se romperem o relacionamento e não recuperarem o vídeo em até um ano, este será destruído. Mas um ano após romper seu relacionamento, uma jovem retorna ao bar para tentar recuperar o vídeo que havia gravado para seu ex-namorado. Nessa tentativa, ela se envolve com o dono do estabelecimento. O filme busca retratar os relacionamentos amorosos entre os jovens na China moderna.
Direção: Qu Jiangtao
Elenco: Xia Yu, Zhou Hong, Xu Jieer
sábado (28), às 19h
Local: Sala Norberto Lubisco
Filme: Sol na ponta dos dedos
Sinopse: Os irmãos Xiaohe e Xiaoyu vivem com o avô no interior da China, enquanto seus pais estão na cidade grande trabalhando pelo sustento da família. Os pequenos cuidam do avô, já muito idoso e com a visão debilitada. Eles também têm de lidar com a distância e saudade dos pais, situação comum a muitos alunos da mesma escola. A história ganha uma reviravolta quando a escola oferece um prêmio para os alunos que atingirem as maiores notas: uma viagem para visitar os pais na cidade.
Direção: Huang He
Elenco: Wang Tao, Zeng Meiling, Jiang Handong, Hong Hui, Zhang Baolin, Li Dongchang, Huang Yixuan
das 15h às 18h
Apresentações artísticas e demonstrações culturais chinesas:
- Caligrafia
- Cerimônia do chá
- Taijiquan
- Artes marciais
Local: Travessa dos Cataventos
domingo (29), às 19h
Local: Sala Norberto Lubisco
Filme: Pé de Anjo
Sinopse: Uma jovem professora de Pequim vai ensinar em uma pequena escola na zona rural do interior (oeste) da China. Lá, encontra outra professora, extremamente devotada a seus alunos. Apesar de seus contextos e histórias muitos diferentes, elas criam um forte laço de amizade e parceria em torno da escola e dos alunos. O filme retrata as diferenças entre o meio urbano e o meio rural na China, mas principalmente, entre o leste litorâneo enriquecido e o oeste em busca de desenvolvimento.
Direção: Yang Yazhou
Elenco: Ni Ping, Yuan Quan
Texto: Roberta Amaral/Sedac
Edição: Secom